Em alguns momentos, o acesso a determinados sites encontram problemas de conexão. É importante sabermos que existem maneiras de resolver essas adversidades através da mudança de alguns servidores 

O que é um servidor? 

É um equipamento que age como um filtro que seleciona as informações que chegam através da internet. São alguns exemplos de servidores: FTP, Proxy. Web (Mozilla, Chrome, Edge), Nuvem e e-mail.

Após entender o que é o servidor, é necessário compreender o que significa DNS. É um sistema de nomes e domínios (seu nome é em inglês Domain Name System) que converte os códigos presentes nos sítios eletrônicos em endereços. O sistema DNS da internet funciona praticamente como uma agenda de telefone ao gerenciar o mapeamento entre nomes e números. O DNS é como se fosse “um funcionário, sendo aquele que recebe os pedidos, executa e devolve o que lhe foi solicitado”.

Então, dentre os percalços que podem ocorrer com os servidores, estão a lentidão no carregamento de sites e/ou arquivos, além de não possuírem confiança adequada. Quando este servidor automático não possibilita abrir algum conteúdo, é hora de alterar a configuração do DNS manualmente, pois esse servidor pode te permitir acesso à plataformas que podem não estar disponíveis em virtude de segurança, sites bloqueados, entre outras circunstâncias.

Qual DNS escolher?

Alguns fatores devem ser levados em consideração, antes da escolha do servidor ser realizada,  tais como:

DNS pago ou gratuito: além do custo benefício, existem mais serviços de segurança nos DNS pagos.

DNS padrão e DNS de terceiros. O DNS padrão pode coletar dados expostos na internet, o de terceiros é menos provável.

DNS público x privado: o público é de acesso geral, já o privado geralmente é de empresas.

Partindo da hipótese que você quer escolher o DNS gratuito, existem alguns servidores com boa aceitação no mercado na atualidade, sendo eles:

Open DNS: Pode personalizar as configurações, além de liberar e bloquear alguns sites.

  • DNS primário: 208.67.222.222
  • DNS secundário: 208.67.220.220

Cloudflare: foi desenvolvido para ser o mais rápido do mundo e não compartilha as informações dos usuários.

  • DNS primário: 1.1.1.1
  • DNS secundário: 1.0.0.1

QUAD9: Protege o computador contra hackers e não compartilha dados pessoais.

  • DNS primário: 8.8.8.8
  • DNS secundário: 8.8.4.4

AdGuard DNS: ele bloqueia jogos, vídeos, como também anúncios em sites malware e phishing

  • DNS primário : 9.9.9.9
  • DNS secundário : 149.112.112.112

CleanBrowsing:  oferece filtro infantil, adulto e familiar. (filtro de segurança), como também bloqueia sites malware e phishing.

  • DNS primário: 176.103.130.130
  • DNS secundário: 176.103.130.131

Sabemos que os dispositivos móveis, os computadores possuem  sistemas e características específicas, então abaixo serão mostradas alternativas de escolha de sistemas para os aparelhos que possuem a tecnologia Mac e Windows. Ao se tratar desses sistemas, é considerável entender que se a configuração da rede da internet estiver programada para “atender” todos os dispositivos conectados nela, o servidor do roteador será o prevalente.

Quem pode  acessar a plataforma do SITUR?

As pessoas ligadas ao poder público (como o secretário e seus assessores) e o poder privado (dono de estabelecimentos ligados ao turismo, como o dono de um hotel). É importante dizer que é através desse sistema que os responsáveis manterão a atualização e gestão  dos dados na plataforma.

Como acessar o SITUR?

Primeiramente, é necessário seguir todas as regras para a concessão do acesso, tais como já possuir um convite. Caso não possua tal convite, é solicitado que a pessoa responsável crie um cadastro através do website https://app.situr.com.br, clicando nas opções: login (colocando o número do CPF) e a senha. 

Ao tentar conectar o site https://eturismo.situr.com.br/ e não tiver êxito, siga as seguintes instruções.

Alterando o DNS do sistema operacional Mac

Antes de alterar, você pode acessar o site DNS Performance Analytics and Comparasion, para conferir a velocidade do seu servidor automático. <https://www.dnsperf.com/>.

Para habilitar o DNS em MAC

Início – Selecionar o ícone da maçã- Preferência do sistema-  Rede- Wifi –  Avançado- DNS – Clica 2 vezes em cima da aba DNS e digite o código do DNS de sua preferência (lembre-se que os códigos são números e em grau primário e secundário).- clicar em ok- aplicar. Para confirmar se a troca foi feita, voltar ao início, clicar na rede- wifi- avançado- DNS e confirmar a alteração.

Fonte: Canaltech

           Fonte: Canaltech

Para habilitar o DNS em Windows

Fonte: Windows

Após realizar a escolha do DNS, vá até a opção Painel de Controle- selecionar a opção Categorias- Rede e Internet- Propriedades. Abrirá uma segunda janela em que deverá ser encontrada a seguinte configuração: Protocolo IP Versão 4 (IPB4)- clicar em propriedades, em uma 3° janela – Usar os seguintes endereços de servidores DNS- Clicar nesta opção. A partir deste momento, abrirá um campo para o código DNS ser digitado. Aperte OK depois que digitar. O servidor irá se atualizar. Pode ser que a sua internet perca o sinal por um momento.

Fonte: canaltech

Esta configuração é específica para laptops e computadores. Outros dispositivos tem configurações específicas.

Mudar o DNS no Ipad e/ou Iphone

O usuário precisa configurar manualmente para cada rede Wifi que os aparelhos irão se conectar. Para concretizar a alteração do DNS, é preciso acessar a aba Ajustes-  Wifi. Após esses comandos, procurar ao lado da rede wi-fi à direita uma tecla intitulada “i”. Toque a tecla, role a tela até achar a opção Configurar DNS e apertá-la.

Na nova tela que aparecer, surgirá a opção “manual”, apague os outros endereços DNS que você não utilizará apertando a tecla vermelha. Após esse procedimento, escolha a opção “Adicionar servidor”, digite o código do DNS a ser utilizado. Após essa adição, salve as alterações.

Depois de adicionar todos os servidores DNS de sua preferência, confirme as alterações tocando em “Salvar” na parte superior direita. Pronto!

Fonte: canaltech

Mudar DNS no Android

No mundo dos smartphones, existe uma grande variedade de aparelhos que possuem o sistema operacional Android. Para cada acesso que o celular com essa tecnologia possui, deve ser feita uma configuração específica. Para alterar o servidor DNS, vá até o menu- Configurações- “wifi”. Ao abrir as redes sem fio, selecione a rede em específico que deseja se conectar. Depois disso, modifique as configurações da rede. Irá abrir um pop-up, em que deverá ser modificada a opção “Definições de IP” para “Estática”. Todavia, se essa escolha não estiver disponível, faça a busca através do item “mostrar opções avançadas” e selecione-a. Neste momento, poderá ser feita alteração dos códigos do DNS (mudando o campo 1 e 2). Após a mudança, confirme as configurações ao clicar no botão Salvar.

Fonte: Canaltech

Fonte: canaltech

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABET. SITUR. Disponível em: <http://www.abet.tur.br/sistema-de-inteligencia-turistica-situr/#:~:text=Sistema%20de%20Intelig%C3%AAncia%20Tur%C3%ADstica%20%E2%80%93%20SITUR,e%20da%20gest%C3%A3o%20do%20turismo.> Acesso em: 09 jul. 2022.

AWS. O que é DNS? Disponível em: <https://aws.amazon.com/pt/route53/what-is-dns/#:~:text=Os%20servidores%20DNS%20convertem%20solicita%C3%A7%C3%B5es,Essas%20solicita%C3%A7%C3%B5es%20s%C3%A3o%20chamadas%20consultas.> Acesso em: 10 jul. 2022.

CANALTECH.  Como mudar o DNS | Roteador, Windows, Android, iOS, Mac, Linux e ChromeOS. Disponível em: <https://canaltech.com.br/internet/como-mudar-o-dns/> Acesso em: 11 jul 2022.

COMO alterar o DNS no mac. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=28A4fyJ_dug> Acesso em 11 jul. 2022.

DNSPERF. DNS Performance Analytics and Comparison. Disponível em: <https://www.dnsperf.com/> Acesso em 11 jul. 2022.

OFICINA DA NET. Como configurar ou trocar o DNS no Windows e Macs? Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/redesdecomputadores/37235-como-configurar-ou-trocar-o-dns> . Acesso em: 08 jul. 2022.

OFICINA DA NET. Os 6 melhores DNS.públicos para 2022.  Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/redesdecomputadores/37235-como-configurar-ou-trocar-o-dns> Acesso em: 101 jul. 2022.

PREVISA. Qual é a diferença entre provedor e servidor? Disponível em: <https://www.previsa.com.br/qual-a-diferenca-entre-provedor-e-servidor/> Acesso em 10 jul. 2022. 

Menu